Mudando hábitos, melhorando a saúde e emagrecendo de vez

Nos acompanhe nas redes socias!
“Foi muito complicado se livrar de maus hábitos. Mais complicado ainda foi criar uma nova rotina saudável e com exercícios. É um desafio, o maior sacrifício que já fiz em toda minha vida, mas posso te garantir que compensou”.
Maria Rodrigues, 32 Anos
Assistente Administrativa

A descrição é da Assistente Administrativa,  Maria Rodrigues da Silva, de 32 anos que chegou a pesar 117 quilos e hoje está com 59 quilos.

O pequeno depoimento acima mostra que a realidade do discurso de que cuidar da alimentação é fundamental para evitar doenças causadas por falta de nutrientes e combater e a obesidade pode ser não é tão simples e fácil quanto parece. 

A falta de incentivo até mesmo dentro de casa, as atividades profissionais e a carência de políticas públicas sobre o assunto são apenas algumas das barreiras que podem atrapalhar esse objetivo.

O fato é que muitas pessoas só ligam o sinal de alerta após saírem chorando de uma consulta médica, ou de um hospital, após realizarem procedimentos e cirurgias que foram causadas pelo excesso de peso e poderiam ter sido evitados com mudanças de hábitos. 

Nesse momento, a pessoa não tem mais pra onde correr. Ou começa a promover mudanças imediatamente ou logo estará retornando para as clínicas médicas e hospitais. 

O mais incrível é que justamente nesse momento é que a pessoa começa a descobrir o quanto essas pequenas e até simples mudanças podem ter ótimos efeitos não só para o corpo, mas também para aspectos emocionais e cognitivos.

Pois bem, voltando ao exemplo da Maria, vamos relatar algumas mudanças que foi obrigada a realizar quando chegou aos 117 Kg e também as estratégias para alcançar os resultados desejados.

Balancear o cardápio

Muita gente não consegue entender que além da qualidade daquilo que você come, a quantidade também será determinante para diminuir ou aumentar o peso. 

Logo a diminuição da quantidade diária de comida é um hábito que precisa ser adotado com urgência. Essa reflexão ajuda a definir de onde será retirado essa quantidade excessiva de alimentos e aí o lado financeiro pode ser um incentivo. 

No caso da Maria, ela evitou o consumo de refrigerantes e como estratégia para fortalecer a decisão também deixou de comprar. 

Reeducação alimentar

O próximo passo foi selecionar melhor os alimentos e organizar um cardápio com alimentos novos para ela até aquele momento. Nesse momento, o apoio profissional pode fazer a diferença e ser importante para manter a saúde e para melhorar a vida.

“Eu só bebia refrigerante, não tomava água, exagera na fritura, vivia de fast-foods e lanches gordurosos, minha rotina alimentar era essa e foi um dos dois principais motivos que me a ter problemas de saúde” relata Maria.

As mudanças foram acompanhadas por uma valorização especial do café da manhã, o refrigerante foi substituído por suco natural, e a gordura dos alimentos deu lugar a receitas fitness indicadas por uma nutricionista que também controlou as porções e incluiu alimentos para regular o bom funcionamento do organismo, fortalecer a imunidade, melhorar a disposição e a autoestima.

A Organização Mundial da Saúde  recomenda cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. Atualmente, 23% da população brasileira faz o consumo recomendado pela organização.

Aumentar o consumo maior de frutas, legumes e verduras variadas, diminuir a quantidade de açúcar e sal e redução do consumo de alimentos processados e ultraprocessados, é outra estratégia importante para manter a saúde em dia.

Além de auxiliarem na imunidade do nosso organismo contra as infecções, esses hábitos quando se tornam regulares, contribuem para combater a obesidade, a hipertensão e o diabetes e garantir uma maior ingestão de fontes de fibra fontes de vitaminas e minerais. 

Pesquisa

Dados de Pesquisa de 2018 revelam que houve uma mudança significativa entre os hábitos alimentares dos brasileiros. Essa melhora foi de um aumento de 15,5% no consumo recomendado de frutas e hortaliças em comparação com 2008. A mesma pesquisa apontou ainda que o consumo é mais frequente entre as mulheres, 27,2% do que entre os homens, 18,4%.

Para ajudar no consumo desses alimentos e prevenir e controlar doenças, como a obesidade, a hipertensão e o diabetes, a FS21 Personal Trainer, disponibiliza o E-book Receitas Fitness, destinado para o  perfil da População Brasileira, que traz informações e orientações para estimular e  facilitar a adoção de escolhas alimentares mais adequadas e saudáveis para todas as pessoas.

Uma mudança leva a outra

A atividade física é outro ponto fundamental para o sucesso em um programa de emagrecimento. Logo, é natural que os bons hábitos alimentares, adquiridos pela Maria, fossem rapidamente acompanhados por uma rotina de exercícios. 

Os exercícios físicos praticados com regularidade,  contribuem não apenas para diminuição do peso corporal, como melhoram a condição física geral. Os benefícios continuam com uma redução  do estresse e até mesmo uma melhora no humor. 

E olha só que interessante. A mesma pesquisa que mostrou melhoras na alimentação dos brasileiros, descobriu também que a prática de atividade física no tempo livre, pelo menos 150 minutos na semana, aumentou 25,7% (de 2009 a 2018), saindo de 30,3%, em 2009, para 38,1% em 2018. 

Esses números são indicadores de que as mudanças alimentares serão seguidas por outros bons hábitos, bem como a opção por uma rotina de exercícios também proporciona outras boas mudanças que melhoram a vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *