7 Motivos para incluir a semente de chia na sua dieta

Nos acompanhe nas redes socias!

A chia  é uma semente antiga utilizada pelos maias e astecas como alimento para aumentar a resistência física. Essa semente é fonte natural fibras, proteínas e outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes.

A semente de chia se tornou popular recentemente e conquistou o respeito de quem preza por uma vida fitness e saudável. Considerada um aditivo natural,  ela pode contribuir para suportar exercícios de longa duração.

A chia, de acordo com com avaliações recentes, possui um elevado valor nutricional, o que garante uma diminuição da ocorrência de doenças cardiovasculares, visto que doenças crônicas continuam sendo a principal causa de morte e de incapacidade nos países industrializados, incluindo o Brasil.

Outras evidências apontam que as dietas que promovem a saúde são pobres em gordura saturada, gordura trans e colesterol, fortalecendo ainda mais o uso da chia na rotina alimentar da população.

Pelos seus benefícios, muitas pessoas adicionam a chia em suas receitas.

Benefícios da chia

Diversas pesquisas realizadas no início desse século confirmaram os benefícios da chia. Entre eles, destacamos alguns que consideramos importantes, principalmente no processo de emagrecimento:

1. O consumo de chia contribui significativamente na qualidade de de vida das mulheres na fase pós-menopausa.

 

2. As sementes de chia também podem ser utilizadas como suplementos nutricionais, bem como na fabricação de barras, cereais matinais e biscoitos. 

 

3. As sementes de chia possuem uma quantidade significativa de componentes importantes da dieta humana, e proteínas de elevado valor biológico. 

 

4. As sementes de chia contém minerais, vitaminas e antioxidantes naturais que protegem os consumidores contra algumas condições adversas, tais como doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

 

5. O consumo de chia diminui a viscosidade do sangue, mesmo em doses baixas. Esses efeitos facilitam a microcirculação e possibilitam maior oxigenação dos tecidos.

 

6. O consumo frequente de semente de chia reduz os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, e também reduz a pressão arterial, havendo associação a menores índices de doença cardiovascular.

 

7. A chia tem um grande potencial dentro da indústria alimentícia, dado que a sua oxidação é mínima, comparada com outras fontes de ômega-3 como a linhaça, que apresenta uma decomposição rápida devido à ausência de antioxidantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *