Personal Trainer ajuda a criar hábito de praticar atividade física

Nos acompanhe nas redes socias!

1º de setembro foi comemorado o Dia Mundial do Profissional de Educação Física e vamos aproveitar essa data recente, para refletir sobre como esse profissional, especialmente o Personal Trainer, pode melhorar de maneira significativa a saúde e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo inclusive para diminuir os índices de mortalidade por várias doenças.

1º de Setembro - Dia do Profissional de Educação Física

A luz de alerta está acesa faz tempo, principalmente pelo aumento do uso de tecnologia, que apesar de aumentar o conforto e facilitar a vida em diversos aspectos, fez com que ao longo do tempo, tivesse uma economia de energia, tornando muitas pessoas completamente sedentárias. 

Infelizmente a modernidade chegou acompanhada de sérios prejuízos ao corpo e um trabalho relacionado a treinamento para promover mudanças significativas irá conviver com isso. Mais um desafio para o Personal Trainer. 

A falta de atividade física é um fator de risco para doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes, só para citar três exemplo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 3,2 milhões de mortes em todo mundo são atribuídas à falta de atividade física. Isso significa uma morte a cada 10 segundos.

Como o Personal Trainer pode ajudar a diminuir esses índices alarmantes?

O Personal Trainer, se tornou fundamental na vida das pessoas,  também pelo conhecimento científico  e por utilizar ferramentas para despertar interesses e atitudes nas pessoas, para que elas tomem a decisão de iniciar ou até mesmo aumentar a prática regular e orientada de atividade física. 

O trabalho do Personal Trainer, envolve também a aquisição de conhecimentos sobre o corpo em situações de movimentações intensas. Essa ação leva o cliente para uma situação onde a atividade física regular será praticada com segurança, com mudanças de hábitos e atitudes significativas em relação ao próprio corpo, proporcionando melhorias na qualidade de vida e manutenção da saúde.

Personal Trainer se tornou fundamental na rotina de vida das pessoas

Com o trabalho do Personal Trainer, é possível entender na prática a importância dos alongamentos, das capacidades físicas, dos princípios do treinamento esportivo,  da alimentação adequada e outros assuntos cercados por conhecimentos científicos, que o Personal Trainer não apenas estudou, mas também se aprofundou e se especializou. Isso transforma o treino em um momento atraente, feliz e saudável.

Muito além da mídia

As orientações desse profissional vai muito além de valorização estética e espetáculos, como a mídia costuma explorar.   Para a mídia, o corpo ficou mais magro e sem o menor esforço possível. 

Um dos trabalhos do Personal Trainer é entender as mudanças do corpo ao longo de diferentes períodos históricos e também levar em conta os aspectos culturais para promover mudanças saudáveis e com programas de treino individualizados. 

Personal Trainer também ajuda a combater efeitos negativos da mídia

O trabalho do Personal Trainer também ajudar a  evitar que os valores originais do esporte sejam substituídos por interesses comerciais. 

Infelizmente casos de doping, violência, indisciplina e outros fatores negativos que acabam influenciando crianças, jovens e adultos em seus comportamentos na vida cotidiana são comuns e até supervalorizados. Cabe também ao Personal Trainer preparar mentalmente os clientes para que tenham consciência sobre os prejuízos de tudo isso, alguns deles são irreversíveis . 

Atuação em outras áreas

Além do Esporte, o Personal Trainer  pode contribuir para entender as alterações e mudanças corporais ocorridas em função das exigências físicas nas diversas profissões, bem como preparar as pessoas para uma melhor utilização do tempo livre, ao preservar hábitos durante o trabalho. 

Não é fácil relacionar trabalho com prazer e por isso o trabalho do Personal Trainer é fundamental dentro de diversas empresas e organizações, colocando estrategicamente a atividade física como fator de proteção para saúde, criando experiências diferentes para transforma o exercício físico em um hábito cotidiano e agradável.

Após o início  da Pandemia de Coronavírus, o Personal Trainer também foi reconhecido oficialmente como profissional da área de saúde, facilitando o papel de sua intervenção em centros de saúde pública e de atividades ao ar livre, o que pode ser determinante para que uma comunidade seja mais engajada em relação à prática de atividade física. Isso causa um impacto positivo no já sobrecarregado sistema de saúde brasileiro.

Essa atuação do Personal Trainer também é importante para formar grupos e para incentivar a prática regular de exercício, para que as pessoas não permanecem muito tempo em comportamento sedentário após estarem curadas.

Prevenção e promoção da saúde

A prevenção da saúde é trabalhada intensivamente pelo Personal Trainer, orientado sobre diversos problemas causados pela falta de atividades físicas regulares. Esse trabalho ganha muita força quando os assuntos são compartilhados com a família ou em algum grupo social com o qual convive frequentemente. 

A promoção da saúde depende uma mudança de atitude e comportamento, alterando hábitos e costumes. Nessa questão, o Personal Trainer vai avaliar, planejar e executar as atividades práticas, levando o aluno a vivenciar e alcançar os benefícios de um programa orientado de exercícios físicos.

Seja na prevenção ou na promoção da saúde, o trabalho do Personal Trainer exige formação acadêmica, empatia, assertividade, ética e um profundo conhecimento técnico-científico.

Áreas de atuação do Personal Training

Para uma melhor conceituação é bem pertinente a observação da resolução número 46 de fevereiro de 2002 do CONFEF, que definiu as competências do “profissional” de Educação Física em sua atuação profissional e os conceitos e intervenções necessárias na implementação do “Personal Training”. Em seu conteúdo a resolução traz as definições aplicáveis e necessárias ao esclarecimento desse profissional, seus serviços e como atua de forma específica em cada uma de suas rotinas e procedimentos:

Treinamento Desportivo – Intervenção: Identificar, diagnosticar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, executar, programar, ministrar, prescrever, desenvolver, coordenar, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático, de modalidades desportivas, na área.

Preparação Física – Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.

Avaliação Física – Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados, entrevistas, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático de intervenção, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, objetivando orientar, prevenir e reabilitar o condicionamento, o rendimento físico, técnico e artístico dos beneficiários.

Orientação de Atividades Físicas – Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, aperfeiçoar, orientar e ministrar os exercícios físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal, orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização, a educação, a expressão e estética do movimento, a prevenção de doenças, a compensação de distúrbios funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporal, a autoestima, a cidadania, a manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *